O SAL DA TERRA
1 – Apresentação:
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação do sal, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos do mesmo, sua importância para a vida.
2 – Justificativa:
O trabalho com o tema “Sal” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar as crianças uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao sal.
3 – Objetivos gerais:
- Ajudar as crianças a descobrirem os benefícios e malefícios do sal de cozinha trás ao seres humanos:
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de uso adequado do sal e atitudes cotidianas, medidas de valorização do sal, a partir de uma postura crítica;
- Conscientizar que o sal tem varias utilidades.
4 – Problematização:
Através das experiências já vividas pelas crianças no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e o uso inadequado do sal. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: Iniciaremos com pesquisa em sala de aula sobre o tema: Para as crianças identificarem como é o mar, trabalho coletivo confeccionar uma hemeroteca de gravuras do mar, lindas praias, navios, animais marinho etc.materiais levados pelas crianças.
2ª Etapa: Conversar com crianças sobre a importância do sal para o nosso organismo e o meio em que vivemos. A professora fará a leitura história bíblica associada ao tema; Gênese 19:1-29.
3ª Etapa: Assistiremos o DVD TVescola ciências: De onde vem o sal?
4ª Etapa: Utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: Discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: Trabalhar com a música “A mulher de Ló”, onde as crianças irão trabalhar o devocional da semana.
7ª Etapa: Visita ao supermercado e discussões sobre os diversos tipos de sal e suas utilidades.
8ª Etapa: Confecção de um livro: “UTILIDADES DO SAL
6 – Recursos didáticos:
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
7 – Avaliação:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Será avaliado também a participação e o envolvimento de cada criança, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
8 – Conclusão:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância do sal tanto para a vida animal como para a humana, que saibam utilizá-la sem desperdício, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
9-Bibliografia:
www.finosal.com.br
www.mec.gov.br- DVD TVescola ciências
http:/txt.estado.com.br/editorias/ 2007/09/17/ger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário