Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

23 de abril de 2010

Portfólios

Memórias de minha alfabetização




Professorinha Querida


Lembro-me bem da tia Irene... Ah se toda professora fosse como ela: baixinha, gordinha e um olhar difícil de se achar hoje em dia.
Que professora maravilhosa não lembro dela ter me alfabetizado, mas lembro de ter sido minha professora no 2º ou 3º ano talvez.
A escola chamava se Sitio do Pica-Pau Amarelo e isso já faz muitos anos.
A Irene, que hoje nem sonha ser minha colega de profissão, ensina com tanto amor e dedicação que as aulas dela era uma viagem a mundos diferentes.

Acadêmicas: Tathyana





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Jean Piaget ficou famoso por desenvolver testes de inteligência padronizados para crianças que o levavam a concluir que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente, ou seja, a criança constrói seu próprio conhecimento.
Para Vigotsky a criança é fruto do ambiente em que vive.
Um dos conceitos mais importantes é o de zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha etc.)
Paulo Freire traduz em uma frase os métodos de Vigotsky.
Enquanto ensino continuo buscando reprocurando.
Ensino porque busco, porque busquei e me indago.
Indago para constatar, constatando intervenho, intervindo, educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que não conheço e constatar os fatos aos meus alunos”.
Pensamos que as falhas do método pagetiano se devem em grande parte, porque os estudos foram baseados em observações de suas próprios filhos mas também de crianças de varias faixas etárias.Se ele,como Vigotsky houvesse interagido com outras crianças ele teria aprimorado o seu método no entanto a sua morte prematura, não deixou que todos os rumos fossem alcançados; mas sua teoria serve como ferramenta para muitos, em busca de conhecimento.

Acadêmicas: Maria José e Tathyana



QUESTIONARIO POLÊMICO


No final de 2004, a aplicação de questionário para o Diagnóstico Integrado do Trabalho (DIT) servidores da Secretaria Estadual (SEE) provocou tanta polêmica que a pesquisa acabou não tendo resultado. Entre as doenças ocupacionais que se procurava quantificar, segundo a SEE, estava a síndrome de burnout.
Questões como “vejo sérios problemas com minha sexualidade”. “Gostaria de nunca sentir necessidade de sexo”, “sinto vergonha de meus desejos sexuais” e “frequentemente, quando estou fazendo amor, me pergunto o que estou fazendo ali” figuravam no rol que deveriam ser respondidas. Professores chegaram a ingressar com ações judiciais contra o questionário, que consideram uma invasão de privacidade.
O Ministério Público (MP) estadual também questionou o levantamento da SEE. Além das questões, consideradas invasiva, também pensou o fato de os professores terem de se identificar, dando o número do CPF.
O DIT também foi elaborado pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (Unb), sob coordenação do psicólogo e pesquisador Wanderley Codo.




ENTENDA A SINDROME DE BURNOUT

O QUE É
Uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, a Síndrome de Burnout se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional)O termo Burnout é uma composição de bum(queima) e out(exterior), indicando que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço. A representação gráfica internacional é de um palito de fósforo todo queimado. A síndrome é freqüente em profissionais que mantem uma relação constante e direta com outras pessoas.

  1. SINTOMAS FÍSICOS
  • Fadiga constante e progressiva
  • Distúrbios do sono
  • Dores musculares ou osteomusculares
  • Dores de cabeça, enxaquecas.
  • Perturbações gastrointestinais
  • Imunodeficiência
  • Transtornos cardiovasculares
  • Distúrbios do sistema respiratório
  • Disfunções sexuais
  • Alterações menstruais nas mulheres

  • PSÍQUICOS

  • Falta de atenção e concentração
  • Alterações de memória
  • Lentificação do pensamento
  • Sentimento de alienação
  • Sentimento de solidão
  • Sentimento de insuficiência
  • Impaciência
  • Baixa autoestima


  • COMPORTAMENTAIS

  • Negligencia ou excesso de escrúpulos
  • Irritabilidade
  • Incremento da agressividade
  • Incapacidade par relaxar
  • Dificuldade na aceitação de mudança
  • Perda da iniciativa
  • Comportamento de alto risco.
  • Aumento no consumo de substancias
  • Suicídio


  • DEFENSIVOS

  • Tendência ao isolamento
  • Sentimento de onipotência
  • Perda do interesse pelo trabalho ate pelo lazer
  • Absentismo
  • Ironia, cinismo.




Fonte: Genivaldo Araújo
Cravo das Santas








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